Dia da Terra

A ABrasOFFA está realizando, as comemorações de 50 anos do Dia da Terra com diversas atividades espalhadas pelo Brasil e em alguns países pelo mundo.
Os interessados podem entrar em contato por meio do Instagram @abrasoffa_ong.

terça-feira, 11 de março de 2014

Boletin Informativo Mundial da Cultura de PAZ - Fevereiro 2014



"Tunisie Formidable!" conclui Martine Gozlan, escrevendo na revista francesa Marianne, sobre o processo pelo qual a Tunísia chegou a uma nova constituição. Tunísia, país que começou a Primavera Árabe, já foi o primeiro a institucionalizar o seu progresso democrático no quadro jurídico de seu país. O processo que começou com a Primavera Árabe continua, assim, a ser um avanço mais excitante para uma cultura de paz, como foi descrito no boletim CPNN em abril passado.

CPNN, este mês, traz três artigos sobre a nova Constituição da Tunísia.

A União Inter-Parlamentar chama a nova Constituição de um "momento decisivo para a democracia" na Tunísia, e podemos acrescentar, por implicação, para todo o mundo árabe.
De importância central, como descrito no artigo da Global Net, a Constituição institui a igualdade de mulheres e homens. Igualdade das mulheres é essencial para a democracia, de acordo com o âmbito da cultura de paz.
Também de importância crítica, como descrito no artigo de RT News, a Constituição rejeitou a lei religiosa (sharia) como sua base, apesar do fato de que a maior parte do país e da Assembleia Constituinte são islâmicos e desde o início da Primavera Árabe tem sido uma influência islâmica dominante.

A luta não acabou, como Martine Gozlan nos lembra: "Mas não muito rápido! Eles ainda não venceram totalmente, estes Tunisianos com seu estado civil e da liberdade de consciência, consagrados nos textos. Nadia el Fani, diretora magnífica e célebre de "Laïcité Inch Allah!", tantas vezes ameaçada e insultada, me diz que eu sou muito ingênuo demais para ser uma Tunisiana ".

Enquanto isso, no vizinho Egito, onde o governo islâmico foi anulado no ano passado e substituído por regime militar, uma luta semelhante se passa. Os Elders consideraram que o projeco de Constituição a ser discutido no Egito pode ser um grande passo à frente em direção à democracia: "A Constituição deve proteger, e na verdade celebrar a extraordinária diversidade e herança cultural do Egito, e refletir o valor inerente de pluralismo de uma sociedade saudável e vibrante . "

Há movimento até mesmo no mais conservador dos países árabes, a Arábia Saudita, conforme relatado pelo Human Rights Watch. Apesar da repressão, há ativistas sauditas que defendem a participação popular política, reforma judicial e o fim da discriminação contra mulheres e minorias.

No longo prazo, é a nova geração que irá determinar o futuro do mundo árabe. Como Aisha Habli escreve sobre as discussões com seus colegas em um workshop árabe Liderança Juvenil, "Nós temos um grande papel na realização de nossas comunidades para a frente mesmo quando as gerações mais velhas podem ter se cansado, e vamos continuar a criar mudanças positivas."

Por favor envie-nos artigos sobre o trabalho de sua organização e outras notícias sobre cultura de paz. (ver http://cpnn-world.org/reporter.html). Estamos ansiosos para ouvir de você.

Paz, através da luta,

A Equipe CPNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário