Dia da Terra

A ABrasOFFA está realizando, as comemorações de 50 anos do Dia da Terra com diversas atividades espalhadas pelo Brasil e em alguns países pelo mundo.
Os interessados podem entrar em contato por meio do Instagram @abrasoffa_ong.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

VOLUNTÁRIO E EX-PRESIDENTE DA ABrasOFFA PARTICIPA DE PROJETO NO JAPÃO - PARTE 1

Mais uma participação do nosso voluntário Herbert Santo Lima, pela Cultura da Paz. desta vez nosso amarelinho está participando do Projeto Prefeitos pela Paz, na cidade de Hiroshima, no Japão.
Após o processo de seleção, o nosso jovem voluntário foi selecionado para representar a cidade de Santos.
O projeto reúne jovens de todo o mundo, para participar de um curso voltado para as práticas de cultura de Paz e desarmamento nuclear.
A Rede Mundial de Prefeitos pela Paz organiza anualmente , com o apoio de Hiroshima Peace and Culture Fundation e a Universidade da cidade de Hiroshima este curso de verão intitulado HiROSHIMA E A PAZ.
A família ABrasOFFA, está muito orgulhosa desta trajetória e a partir de hoje, estará colocando aqui, os Passos pela Paz, dados pelo Herbert, todos os dias, nesta cidade que se tornou um símbolo, do que o homem não deve fazer.

Helena Lourenço

Presidente de Honra da ABrasOFFA

-----

-----

Quase lá!!!
Cheguei na terra do sol nascente!! E já vou me surpreendendo pela eficiência dos serviços do aeroporto. E começo a comer tmb... Heheh








---------------

Hoje acordei bem cedo aqui em Hiroshima (jet lag já se foi!) Decidi ir a pé do Hotel para a estação de ônibus para encontrar os alunos da faculdade de Hiroshima que vão me ajudar a chegar lá hj. É verão e está bem quente, depois de ser parado umas duas vezes na rua por idosos querendo bater papo e me perguntar pq eu estava andando no sol com minhas malas (2 malas, uma de roupas e outra de presentes) cheguei ao Memorial da Paz... Vou escrever mais sobre ele nos próximos dias, mas de pronto já sinto a atmosfera dessa cidade que se reconstruiu após a guerra. 

Na estação agora (depois de 1h caminhando) estou finalmente aproveitando um Bentô decente! Escolhi a loja aonde tinha uma fila bem grande de japoneses e não me arrependi, é delicioso, apesar de não saber direito o que eu estava comendo (serio, alguns itens bem diferentes).
Agora é esperar a comitiva da Universidade e seguir ao encontro da minha família Japonesa!






----------------------

Hoje a noite foi dia de conhecer a minha família japonesa. Super simpáticos e educados. Os 3 filhos estão de ferias, mas pelo que entendi as férias não passam em branco, tem um monte de lição de casa (muita matemática!) . Os dois meninos, fãs de futebol, quase piraram quando falei que era da cidade do Neymar e do Robinho rsrs...
O pai deles mora longe por culpa do trabalho, mas de noite sempre rola uma sessão de skype. Ele é jornalista esportivo e adorou receber uma copia dolivro do museu Pelé (Paula Quagliato assim q ele voltar de viagem vou tentar convencer ele a ir pra Santos)
Domingo eu tenho uma missão que não pode falhar! Vou fazer um churrasco brasileiro para eles a pedido da mãe que comeu uma vez e adorou. Espero que eles não peçam pra eu sambar, não quero desapontar ninguém com minhas habilidades na dança rsrs... hoje eles experimentaram as havainas que trouxa presente! Amaram ainda mais pq eles podem sair pela rua chics, mesmo ficando pequenas nos pés deles haha! O jantar foi sensacional! Caseiro e delicioso! Amanha eu vou apresentar para eles ao pao de queijo... Ai o bixu pega hehheheh... Muito bom ser hospedado por uma família dessas aqui.
Ps: eu n tive coragem de comer os peixinhos no pacote ali rsrs mas o Mochi (bolinho de feijão) estava delicioso!





------------

E quem não gosta de pão de queijo?? Minha família japonesa gostou bastante! Hoje passei o dia na Universidade de Hiroshima, aprendi um pouco de japonês e pude conhecer um pouco mais sobre os outros alunos do curso (galera bem interessante). Começamos os trabalhos com uma pergunta simples "O que é paz para você?" Nosso professor foi brilhante e acolheu todas nossas respostas, mas o mais interessante é como começo a sentir o peso da história que esse lugar tem. O professor iniciou a palestra perguntando se estávamos nos acostumando ao calor de Hiroshima. Aqui é muito húmido e as cigarras cantam o dia inteirinho. Segundo ele disse somos privilegiados com esse clima, pois foi exatamente nessas condições climáticas, e durante o canto das cigarras que a bomba destruiu Hiroshima durante a guerra. Uma maneira interessante de pensar que enquanto houverem armas nucleares isso pode ainda acontecer.
Bom, o curso é realmente de qualidade e as discussões muito boas. Hoje a noite tivemos uma pequena celebração aqui na universidade com os alunos e as famílias que nos hospedam. Muita comida boa, como sempre, e eu como bom brasileiro ensinei uma dança pra galera (dança circular, claro... Quem me conhece sabe que samba não é meu forte)
Foi muito bacana e todo mundo caiu na roda 😊.
Bom, amanha tem mais, vamos continuar o curso e a tarde temos uma reunião com o Prefeito de Hiroshima!
Boa noite pessoal , sayonara!






-----------

My Japanese breakfast today, prepared by my host family Sachi Shimote
I am really happy and glad to be here with such an amazing people.



Nenhum comentário:

Postar um comentário