Dia da Terra

A ABrasOFFA está realizando, as comemorações de 50 anos do Dia da Terra com diversas atividades espalhadas pelo Brasil e em alguns países pelo mundo.
Os interessados podem entrar em contato por meio do Instagram @abrasoffa_ong.

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

FÓRUM DA CULTURA DE PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA ACONTECE EM SANTOS COM APOIO DA ABRASOFFA 2017



FÓRUM DA CULTURA DE PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA ACONTECE EM SANTOS COM APOIO DA ABRASOFFA
Evento será de 16 a 18 de agosto e discute relações de paz e direitos humanos

Um fórum que vai discutir os caminhos para se alcançar a paz por meio de ações práticas, implementadas pelas diferentes instâncias de governo ou simplesmente por cidadãos de bem. O I Fórum da Cultura de Paz e Não-Violência acontece este mês em Santos, nos dias 17 e 18. Inédito na Região, o encontro tem apoio da AbrasOFFA, Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes, Comissão Municipal da Paz (Compaz) de Santos, Rotary Club de Santos e faz parte das atividades da Semana da Educação de Santos. 
A programação inclui a presença de palestrantes internacionais como David Adams, especialista em mecanismos cerebrais do comportamento de agressão, cultura de paz e psicologia para pacifistas da Yale University e Wesleyan University (EUA). Na UNESCO, como diretor da Unidade para o Ano Internacional da Cultura de Paz, que deu origem à Década da Cultura de Paz e Não-violência para as Crianças do Mundo, preparou a minuta da Declaração e Programa de Ação sobre Cultura de Paz para a ONU (1999). Foi signatário da Declaração de Sevilha sobre a Violência e seu principal divulgador internacional.
David Adams abre o Fórum, no dia 16/8, às 19h, no Teatro Municipal de Santos (Av. Pinheiro Machado, 48). No dia, seguinte, 17, a programação se inicia às 9h, com o tema “A importância das referências na Cultura de Paz: a Força do Exemplo na Educação”, com o palestrante José Antônio Oliveira Rezende e depois, círculos de convivência, com a escuta respeitosa e a troca de experiências entre os participantes. Esta atividade ocorrerá na Universidade Paulista de Santos, UNIP (Av. Rangel Pestana, s/nº), Bloco 7, 1º andar.
No mesmo lugar e também na quinta-feira (17), às 14h, o encontro é com Raphael da Rocha Rodrigues Ferreira e as “Contribuições para uma reflexão multicultural dos Direitos Humanos”. Raphael é pós-graduado em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra e participante do Grupo de Pesquisa Transdisciplinaridade e Direitos Humanos da USP. Após a reunião, também haverá escuta respeitosa. Finalizando as atividades no dia 17, às 19h, tem mesa redonda com o tema “Cultura de Paz e Direitos Humanos como política pública no novo milênio”, com participação de David Adams, Evandro Renato Pereira e Cahuê Talarico, também na UNIP.
Encerrando o Fórum, na sexta-feira, 18, a partir das 9h, acontece o encontro “Escola de valor – significando a vida e a arte de educar”, com Maria Helena Marques, ex-consultora da UNESCO e Fundação Bunge, com ampla atuação em coordenação de projetos de Cultura de Paz nas escolas públicas estaduais paulistas. Atualmente, é Chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Santos, cidade onde formou agentes educativos multiplicadores do Estatuto da Criança e do Adolescente. O evento também será realizado na UNIP.
O Fórum é uma realização da Compaz), vinculada à Secretaria de Relações Institucionais e Cidadania (Seric). O órgão consultivo e de apoio à Prefeitura é composto por representantes do poder público e da sociedade civil. O objetivo é estabelecer ações continuadas para propagar a cultura de paz e não violência em Santos. Conta com apoio das secretarias municipais de Saúde, Educação, do Programa de Justiça Restaurativa de Santos, Unisanta, Unip e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além da AbrasOFFA.
A Associação tem papel importante na construção desse Fórum pois foi por meio da AbrasOFFA que David Adams chegou ao encontro. Em 2008, a Associação participou como única entidade brasileira do evento da UNESCO  "As Melhores Iniciativas pela Paz, no mundo " e no ano seguinte, a Associação organizou o CONGRESSO MUNDIAL DA PAZ NAS AMÉRICAS, quando trouxe 12 especialistas da UNESCO e o David, foi um deles. O evento aconteceu em Santos. 
Além da sua estada em Santos, David AdAms será levado pela ABrasOFFA até Pernambuco para uma série de reuniões com a intenção de criar Conselhos da Paz e participar do Festival Internacional de Folclore do Brasil, nas cidades de Caruaru e Agrestina.
ABrasOFFA - Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, com título OSCIP conforme consta do processo MJ n° 08001.003747/2005-90 e do despacho da Secretaria Nacional de Justiça, de 1° de Julho de 2005, publicado no Diário Oficial da União de 14 de Julho de 2005 e fundada em agosto de 1992. Desenvolve projetos voltados à recuperação e preservação da Cultura, principalmente do Folclore e Artes Populares. Filiada da IOV – Internationale Organisation für Volkskunst, com sede na Áustria e membro correspondente do CIOFF – Conselho Internacional de Organizadores de Festivais de Folclore, com sede na França. Em 2005, os projetos: “Circuito BRASIL FEST IN FOLK – Festival Internacional de Folclore do Brasil®” e “Rede de Jovens Voluntários pela Cultura da Paz” receberam a Chancela Oficial UNESCO.

 Contatos com a Imprensa: (13) 99124-7454 - Morgana Monteiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário